O que REALMENTE significa a expressão “TODO HOMEM É ESTUPRADOR EM POTENCIAL”

0

Em primeiro lugar, quero deixar claro aqui que estou EXPLICANDO o que significa a expressão “Todo homem é estuprador em potencial” e não que simplesmente concordo com o uso que dela tem sido feito.

Por favor, leia o texto INTEIRO antes de tirar conclusões. Ou então nem tire conclusões e apenas siga sua vida.

Gostaria de sugerir aqui um exercício mental antes de começar: Se você é mulher, esqueça todas as mágoas sofridas por homens durante a leitura, por favor. Se você é homem, abra mão do seu ego ao ler esse texto, por favor.

Agora que já estamos despidos de nossas faces que maculam nossos entendimentos, vamos ao que eu entendo por “todo homem é potencial estuprador”.

Toda vez que uma mulher sai de casa, ela pensa em como fará para voltar, com quem vai voltar e a que horas. E seu pai, irmão, esposo, namorado, amigo ou qualquer homem da vida dela se preocupa com isso também.

Sentem medo por ela, pelos perigos que ela enfrenta ALÉM DE TODOS OS PERIGOS QUE OS HOMENS TAMBÉM AFRENTAM.

Homens não precisam sentir medo de serem estuprados, primeiro porque é uma possibilidade remota, segundo porque eles se defendem melhor do que mulheres, por natureza.

Assim, já traçado um cenário inicial, posso elucidar melhor a questão.

Quando se diz TODO HOMEM É ESTUPRADOR EM POTENCIAL, não estamos acusando todos os caras. Não estamos dizendo que todos os homens tem um chip com um botãozinho “ESTUPRADOR” pronto para ser ligado.

Quem afirma que a expressão é sobre isso, sinto muito, é muito mal informada ou mau caráter e acaba ferrando com uma expressão porque usa para ofender e atingir homens.

A expressão se refere ao fato de que estupradores não tem “cara de estuprador”. Não são facilmente descobertos e que, para nós mulheres, o medo e o risco é constante justamente por não sabermos quem e quando podemos sofrer um abuso.

Pode ser um pai, um padrasto, um tio, um amigo da família, um professor, um pastor, pode ser o chefe, o amigo de trabalho, o melhor amigo quando bebe, pode ser até mesmo o namorado ou marido. E, claro, pode ser inclusive um desconhecido que nos pega na rua.

A expressão fala de como para nós, mulheres, o perigo de ser estuprada é real, intenso e assola não só a nós, mas também aos homens QUE NÃO SÃO NEM JAMAIS SERÃO ESTUPRADORES diante de suas mulheres amadas (mãe, irmã, prima, tia, filha, esposa, etc).

Tantos e tantos casos provam, sim, que não podemos achar que só porque um cara é legal, bonito, trabalhador, inteligente, galanteador, amigo de todos, da família, etc, ele não pode vir a ser justamente quem atenta contra nós.

Pelo contrário, nós passamos o tempo todo revezando entre zelar por nossas ações e as ações dos caras que nos cercam e que podem ser um sinal de que há algo errado e que possa passar dos limites.

Então se você é um homem decente e um pouquinho inteligente vai entender que essa expressão NÃO É SOBRE VOCÊ E NEM PARA TE ATACAR. É sobre como nos sentimos ameaçadas até mesmo nos locais que deveriam ser nosso porto seguro.

É como temos medo por nossas filhas, irmãs, tias, amigas, conhecidas, igual vocês também tem, tanto que vivem para leva-las e busca-las, vivem para saber com quem estão, onde estão, porque vocês também reconhecem que TODO HOMEM É ESTUPRADOR EM POTENCIAL, mesmo que você saiba que você não é. Porque você também teme que outros caras sejam.

Sendo assim, entendam: não é sobre você. É sobre como nos sentimos ameaçadas e sem saber quando e em quem confiar.

Dito isto, eu quero que saibam que também considero o uso equivocado da expressão uma tremenda falta de caráter e abomino essa deturpação, pois atacar homens não só não vai resolver como também pode despertar ainda mais questões problemáticas do que resolvê-las.

Então se você é mulher e está lendo isso, eu imploro: use essa e outras expressões com responsabilidade e cuidado, afinal, apesar de sabermos que “todo homem é estuprador em potencial”, também sabemos que apenas uma parte dos homens são DE FATO estupradores. Sendo assim, menos ofensa, mais compreensão.

E se você é homem: ninguém acha que você é estuprador e só está esperando um vacilo nosso, não. Na verdade, nós esperamos de verdade que você seja nosso porto-seguro caso peçamos socorro, pois não podemos saber quem é bom e ruim até que o ruim se demonstre ruim. Eis aí o verdadeiro sentido da expressão e é SÓ isso. Tudo que for mais do que isso e for ofensivo, meu amigo, ignore.

A expressão é tal qual dizer que “toda mulher é uma mãe (ou mesmo prostituta) em potencial.  Porque, de fato, todas temos potencial para tal.

Espero ter sido capaz de me fazer entender.

<3

Romântica, mas de um jeito nada romântico. Escrever é como construir uma colcha de retalhos: vou juntando pedaços de histórias, sentimentos e pensamentos meus, seus, de outras pessoas. E a cada vez que você me lê, me cita e me compartilha, enche meu coração de alegria e mostra para alguém um pouco mais de você, de mim e, claro, dela mesma.

Amo escrever, mas amo mais ainda ser lida. ♥

Mãe de Adolescente

Comments are closed.