Como ser uma empreendedora de sucesso

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Não sei! Na verdade, venho tentando descobrir há pelo menos 12 anos. Mesmo assim, esse texto pode ser extremamente útil, pois se há algo que descobri nesse tempo todo é o que não fazer para ser uma empreendedora de sucesso. Apesar de não cultivarmos os ensinamentos com erro, ele é fundamental para o aprendizado e talvez essa seja a primeira grande lição a ser apreendida com empreendedores e mulheres de sucesso: não tenha medo de fracassar.

Fracassar nem sempre é sinal de que somos incompetentes, muitas vezes é sinal de que não temos os recursos e fatores necessários para chegar ao resultado esperado. Empreender não depende apenas de boa vontade e pensamento positivo como muitos gurus dizem por aí, é uma mistura de conhecimento técnico e de criar oportunidades, o tempo todo. E o mais importante de tudo: ter resiliência.

empreendedora de sucesso 01Ser empreendedor é ouvir não um atrás do outro até cansar. Poucas são as empresas que se destacam desde o primeiro dia e recebem muito sim, geralmente, ela só irá receber coisas maravilhosas quando já tiver testado todos os limites. É fornecedor, cliente, parceiros, leis, o concorrente, o funcionário/sócio., existe uma gama de fatores e intempéries que vão contribuir ou não para o sucesso do empreendimento e consequentemente o glamour do empreendedor. Ser resiliente nada mais é do que saber ouvir não e continuar buscando outros não até ouvir um sim. Quantas vezes? Infinitas, segundo minha última contagem. Inclusive, enquanto escrevia esse texto, recebi um não daqueles bem doídos. Mas não dá para achar que o fim está mais próximo depois de uma quantidade determinada de negativas, a vida não é uma corrida ao pote de ouro que para se alcançar o pote é preciso sofrer o caminho todo, o resultado não é uma compensação pelo sofrimento, é uma consequência do quanto persistimos e tentamos, e por isso outro fator importantíssimo para ser um a empreendedora de sucesso é: levante a bunda do sofá e faça.

Nunca conheci nenhum empreendedor bem sucedido que trabalhe pouco, ou que no mínimo seja assertivo em suas tarefas diárias. E não tem muito segredo é fazer e fazer até encontrar melhores métodos e aperfeiçoar processos e execução. É como um jogador de qualquer esporte, por mais talento que tenha é preciso treinar muito para chegar à perfeição, e nada disso garante resultado, um bom empreendedor está a todo momento criando oportunidades, em vendas chamamos o processo de prospecção de clientes de funil de vendas, um contato, uma reunião, uma apresentação do produto ou serviço, uma proposta, um orçamento, dias e meses esperando e nada disso é garantia de reversão. Por isso, quanto mais prospecção e mais clientes com propostas, maiores as chances de reverter uma venda, não é feitiçaria é estatística mesmo. Nesse caso só me resta levantar o último desses fatores importantes: contato.

Pra muita gente, fazer networking é um problema, o que eu devo falar, como devo agir, será que digo isso, não vou incomodar, ó ceus como é que alguém poderá te fornecer informação ou auxílio se você não souber quem procurar e principalmente, não falar o que você precisa? Tentar, arriscar, ser ousada são características muito marcantes da personalidade de bons empreendedores. É cara de pau mesmo, – oi fulano (a), eu sou a Brunna do blog Lógica Feminina e estou com um dúvida relacionado a esse assunto aqui, será que você pode me ajudar a entender? – Oi Ciclano, estive pensando, estou à procura de alguém que atenda essa necessidade, você sabe quem poderia me ajudar a resolver esse assunto? Colega, quantos não você já levou na vida? Um a mais vai fazer diferença? Vai sim, verdade,será só mais um não que a gente colocará na cesta de tentativas e teremos que continuar. Geralmente quem não tem nada a perder é quem mais se predispõem a arriscar, então aqui vai mais uma coisa que precisamos ter em mente: keep moving.

Mais algumas dicas? Estude, estude muito, todos os dias se possível, leia, converse, debata, procure pessoas que possam ajudar nessa caminhada, recomece, estude mais um pouco, ouse. Se por ventura não se tornar uma empreendedora de sucesso, ao menos terá histórias para contar e experiências para compartilhar. Assim como eu, que nesse momento tenho 2 empresas, 2 projetos de consultoria, 9283 nãos e uns 4 sims que já fizeram a vida valer à pena e estou aqui, tentando convencer mais e mais mulheres que empreender pode ser umas das melhores coisas que irá acontecer em suas vidas. Mesmo que seja para ouvir os melhore nãos que existem e quem sabe também ouvir alguns sim, topa? =)

Comentários

comentários

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.