Um novo estudo supõe que quanto mais cedo mulheres entram na menopausa, menores são as chances de desenvolver tumores e câncer de mama, mas menopausa precoce ainda pode ser risco para outras doenças.

menopausa precoce

Conhece os sintomas do câncer de mama? Confira aqui

Até então, a menopausa precoce não era vista com bons olhos nem pela ciência, nem pelas mulheres, pois indicam maiores chances de desenvolver doenças como o diabetes e a osteoporose, mas agora há uma nova perspectiva onde a menopausa precoce também indica menores chances de desenvolver o câncer de mama.

O estudo, liderado por pesquisadores das Universidades de Cambridge e Exeter, estabeleceu uma conexão entre a idade com que a mulher entra na menopausa e o desenvolvimento do câncer de mama e mostra que a cada ano que a menopausa demora para acontecer, aumenta em 6% as chances de desenvolver o câncer de mama.

Segundo Deborah Thompson, coautora do estudo e médica do departamento de Saúde Pública e Atenção Primária da Universidade de Cambridge, o risco aumenta quanto mais tarde da menopausa, por conta da maior exposição ao estrogênio no decorrer da vida, que é o hormônio que acredita-se seja o combustível para os tumores na região das mamas.

Apesar das boas novas para as mulheres que tem a menopausa antes dos 40, também é importante frisar que ainda há um risco maior de sofrer com outras doenças, como diabetes e osteoporose.

O estudo também pode mostrar que a idade natural da menopausa, que é quando a mulher efetivamente deixa de ser reprodutiva, é determinada geneticamente e essa conclusão foi dada pelos pesquisadores, através da associação do genoma completo de 70 mil mulheres de ascendência europeia e, com isso, identificaram 56 variantes genéticas relacionadas à idade natural desta etapa reprodutiva.

Com essas pesquisas, foi possível entender melhor o ciclo reprodutivo da mulher e isso abrirá caminhos para desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos para evitar a menopausa precoce.

“Muitas mulheres hoje em dia optam por ter filhos em uma idade mais avançada, mas podem ter dificuldades para conceber de forma natural porque a fertilidade começa a diminuir, pelo menos, dez anos antes da menopausa”, afirmou Anna Murray, geneticista da Universidade de Exeter.

Vi na Veja

Comentários

comentários

About Author

Romântica, mas de um jeito nada romântico. Escrever é como construir uma colcha de retalhos: vou juntando pedaços de histórias, sentimentos e pensamentos meus, seus, de outras pessoas. E a cada vez que você me lê, me cita e me compartilha, enche meu coração de alegria e mostra para alguém um pouco mais de você, de mim e, claro, dela mesma. Amo escrever, mas amo mais ainda ser lida. ♥

Comments are closed.