Outubro Rosa: a previna quem você ama. É hora de lutarmos contra o câncer de mama!

 

Outubro Rosa é um movimento mundialmente conhecido e, no Brasil, começou em 2002. Desde então, tem cada vez mais apoiadores.

A ideia do movimento é alertar a população para a importância da prevenção, tanto através do autoexame, como também através da mamografia.

Para mim, o Outubro Rosa tem um significado especial. Não especificamente pelo câncer de mama, mas porque perdi minha mãe para o câncer de colo de útero e, desde então, o assunto prevenção virou algo muito importante para mim.

Por isso, desde que criei meu primeiro blog, sempre fiz questão de apoiar o movimento Outubro Rosa.

Mas voltando ao câncer de mama, é importante frisar que apesar da incidência ser muito maior em mulheres, a doença também atinge mulheres trans, por conta dos hormônios manipulados durante a transição. Outra questão importante, é que também atinge homens, então é melhor prevenir do que remediar.

O autoexame é recomendado uma vez ao mês. Mas você sabe como fazê-lo?

Atenção a este imagem colhida do site www.dstunifal.com:

outubro rosa 001

 

Mas o autoexame não é o único cuidado que devemos tomar. É muito importante que tenhamos uma rotina de periodicidade médica.

O ideal é que se passe no médico especialista uma vez ao ano, para exames de rotina. E após os 40, acentuar essas idas ao médico, se possível semestralmente, sem deixar de ir a qualquer sinal de mudança do corpo.

Observe atentamente os sinais que merecem atenção e uma corrida rápida ao médico:outubro rosa 002

E se você é filha, filho, marido, esposa, namorada, namorado, amigo, pai, mãe ou o que for, cobrem-se uns dos outros os cuidados e a prevenção.

Antes prevenir do que remediar!

Comentários

comentários

About Author

Romântica, mas de um jeito nada romântico. Escrever é como construir uma colcha de retalhos: vou juntando pedaços de histórias, sentimentos e pensamentos meus, seus, de outras pessoas. E a cada vez que você me lê, me cita e me compartilha, enche meu coração de alegria e mostra para alguém um pouco mais de você, de mim e, claro, dela mesma. Amo escrever, mas amo mais ainda ser lida. ♥

Comments are closed.